Uma reação comum quando se leva os bebês e crianças pequenas para cortar o cabelo é o choro. A ida ao salão de cabeleireiro pode se tornar um momento tenso para a criança. Ambiente desconhecido, barulho, pessoas que ela nunca viu, tudo isso acaba agitando a criança. Ela grita, esperneia, chora, tem medo. Quantos pais já não se viram nessa situação ao levar seus filhos em um local que não é especializado em corte de cabelo para crianças?
Para tornar a experiência de cortar o cabelo mais agradável, converse e tranquilize a criança, diga onde irá levá-la e explique que o corte não vai doer. Não faça que a ida ao salão seja uma surpresa, a criança precisa estar preparada. Mostre que cortar o cabelo pode ser divertido. Optar por um salão especializado em atendimento infantil, com cabeleireiros treinados e pacientes tornará esse momento em uma grande brincadeira e o mais importante, sem traumas e sem choro. O corte de cabelo para crianças não precisa e nem deve ser uma atividade sofrida.
Veja agora as 5 dicas do Tio Alê, que vão ajudar você a tornar essa experiência mais agradável e sem choro para as crianças.
1 – Vá a um salão especializado em atendimento infantil
Os salões para o público infantil estão preparados para o corte de cabelo em crianças e possuem um ambiente divertido e temático, com brinquedos, vídeo games, televisão, tudo para entreter as crianças.
Por mais que alguns pais gostem de levar a criança no salão que eles frequentam, muitas vezes as crianças não se adaptam ao local e ao barulho. Em um salão especializado em atendimento infantil, a criança conta com profissionais treinados e pacientes, que transmitem segurança para as crianças passarem por essa experiência sem trauma e sem choro.
Outro ponto positivo de um salão especializado em atendimento infantil como o Corte Kids, é que além do ambiente divertido e profissionais treinados para atender os pequenos, a criança verá outros coleguinhas passando pelo mesmo processo e entenderá que isso é algo natural.
2 – Os pais devem manter a calma
Alguns pais ficam mais nervosos que os filhos na hora de cortar o cabelo da criança. Já vão pensando que ela vai chorar, que não vai deixar que o profissional corte o cabelo e acabam até adiando a ida ao salão.
Os filhos percebem a agitação dos pais e esse nervosismo acaba passando para a criança. A dica é manter a calma, não demonstrar agitação, conversar com a criança, explicar que todo o processo não envolve sofrimento e que ela ficará linda.
Saber que os filhos serão atendidos por cabeleireiros treinados para o corte de cabelo em crianças, que será um ambiente agradável e especializado para atender o público infantil como o do Corte Kids, ajuda a deixar os pais mais tranquilos e consequentemente passar essa tranquilidade para os filhos.
3 – Agende e chegue antes do horário combinado
A dica é chegar ao salão um pouco antes do horário marcado, assim a criança já se ambienta, pode brincar um pouco, o profissional pode interagir e ganhar a confiança da criança. Isso fará com que a criança esteja mais relaxada, não se agite e nem chore na hora de cortar o cabelo.
Procure levar a criança no mesmo salão e que, de preferência, o corte de cabelo seja realizado pelo mesmo profissional. Isso deixará a criança mais segura e tornará essa experiência mais tranquila.
4 – Não agende o corte no mesmo dia em que a criança foi ao médico ou tomou vacina
Evite marcar o corte de cabelo para crianças no mesmo dia em que ela foi ao médico, ao dentista, tomou vacina ou estiver muito cansada, pois a criança já vai estar um pouco assustada e sensibilizada, o que dificultará para tornar o corte de cabelo uma atividade agradável.
Os pais devem identificar qual o momento do dia em que a criança se encontra mais disposta e mais tranquila, e com base nisso marcar o horário no cabeleireiro.
5 – Permaneça um tempo no salão depois do corte
O ideal é deixar a criança brincar mais um pouco depois do corte e não ir embora rapidamente do salão. A Corte Kids possui um ambiente agradável como brinquedos e outras crianças, em que os pequenos podem aproveitar e se divertir.
Deixar a criança brincar nem que seja por 5 minutos após o corte, faz com que ela goste do salão e valoriza a experiência que ele teve. A criança lembrará que brincou e isso facilitará na próxima vez que for cortar.
Por isso, prefira levar a criança quando você estiver com tempo. Levar a criança com pressa, pode fazer com que ela fique mais ansiosa. Se ela for embora logo após o corte, na próxima vez ela só lembrará que cortou, mas se você a deixar brincar, ela lembrará que foi divertido e agradável.
Crie uma rotina e não demore muito para retornar ao salão. Essas dicas tornarão o corte de cabelo para crianças uma experiência mais tranquila e sem choro para seus filhos.
Qualquer dúvida deixe nos campos de comentários abaixo, que o Tio Alê terá o prazer de responder.
Ale Onde. Fica seu salao
Olá Sebastião, observe no final desta página, temos 8 unidades na grande São Paulo.
Obrigado!
Excelente palavras. Bem colocadas e fáceis de entender, parabéns e que continue assim sempre.